sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Dicas importantes : PARTE 2

Como evitar as estrias?

- O surgimento das estrias depende de uma tendência pessoal. Elas surgem em algumas pessoas mesmo com pouca distensão da pele, sendo que outras não desenvolvem estrias nem na gravidez, quando a distensão da pele do abdômen é muito grande.
- Para tentar evitá-las, recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes apropriados, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias. Deve-se beber pelo menos 8 copos grandes de água por dia (cerca de 2 litros) e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente.
- Nas meninas, na fase da puberdade, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir as estrias nas nádegas, coxas e mamas. Nos rapazes, a fase do "estirão" pode causar estrias horizontais no dorso do tronco (foto abaixo).

Como evitar a celulite?

- Por ser uma tendência pessoal, característica das mulheres, a celulite não pode ser totalmente evitada. Mas algumas dicas podem ajudar:
- Como a obesidade está relacionada com uma piora da celulite, evite estar acima do seu peso ideal. Dietas milagrosas não existem, o mais importante é fazer uma reeducação alimentar, mudando os hábitos que levam ao aumento do peso.
- O sedentarismo não ajuda em nada. Para queimar calorias e evitar o acúmulo de gorduras, você precisa de atividade física. Escolha o exercício que você gostar mais. Caminhar ao ar livre, pedalar, ginástica, natação... Um deles vai se encaixar no seu ritmo de vida.
- Cuide também do emocional. O stress leva a um desequilíbrio de todo o organismo, diminuindo sua vontade de se exercitar e, muitas vezes, a alimentação é utilizada como uma forma de compensar a ansiedade. Procure ter lazer e aumentar o seu contato com a natureza, atividade que sempre renova nossas energias.
- Não fume! O cigarro dificulta a circulação do sangue, aumentando a retenção de toxinas e dificultando a oxigenação dos tecidos.
- Beba bastante água (2 a 3 litros por dia). Isto estimula a função renal e a eliminação de toxinas.
- Cuidado com o sal, que aumenta a retenção de líquidos no organismo.



Como evitar as micoses da pele?

- A umidade da pele, provocada pelo suor ou pelo costume de não se enxugar adequadamente após o banho, favorece o surgimento das micoses da pele. Hábitos higiênicos são importantes para se evitá-las. Previna-se seguindo as dicas abaixo:
- seque-se sempre muito bem após o banho, principalmente as dobras de pele como as axilas, as virilhas e entre os dedos dos pés.
- evite ficar com roupas molhadas por muito tempo (sungas, maiôs, etc.)
- evite o contato prolongado com água e sabão.
- não use objetos pessoais (roupas, calçados, pentes, toalhas, bonés) de outras pessoas.
- não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas).
- observe a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos). Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário.
- evite mexer com a terra sem usar luvas.
- use somente o seu material de manicure.
- evite usar calçados fechados o máximo possível. Opte pelos mais largos e ventilados. Use sempre meias de algodão.
- evite roupas quentes e justas. Evite os tecidos sintéticos, principalmente nas roupas de baixo. Prefira sempre tecidos leves como o algodão.


Dicas : Dr. Roberto Barbosa Lima - Dermatologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário